Explore dados inéditos e compreenda como organizações estão utilizando a IA para fortalecer seu impacto social.
Descubra os resultados desta pesquisa inédita, conduzida pelo Canal Sabiar, com o apoio do Instituto Beja e do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV / EAESP.
Este estudo é um marco na compreensão do uso da IA no setor socioambiental, com dados detalhados de OSCs, Negócios de Impacto, organizações financiadoras e muito mais.
A pesquisa traz dados inéditos e insights para direcionar estratégias, identificar lacunas e potencializar o impacto das organizações.
10% dos coletivos e movimentos sociais relatam alta integração tecnológica. Negócios de impacto e institutos empresariais lideram a adoção de IA.
42% apontam a falta de conhecimento técnico como a maior barreira e 78% dos respondentes indicam que investir em capacitação é uma necessidade.
70% usa IA para comunicação e geração de conteúdo e apenas 8% usa IA para apoiar processos de captação de recursos, 10% em gestão financeira.
68% mencionam ganhos em produtividade e 58% para incentivar a criatividade.
17% discutem riscos éticos, como discriminação algorítmica e privacidade.
72% enxergam a análise de dados como uma oportunidade nos próximos anos.
Financiador: Descubra onde investir para maximizar o impacto.
Organização social: Identifique tendências, entenda lacunas e veja como outras organizações estão usando IA.
Atua em políticas públicas: Visualize os desafios e oportunidades para promover a equidade tecnológica.
O Canal SabIAr promove o conhecimento sobre IA no setor social, ajudando organizações a enfrentar desafios com soluções inovadoras.
Contamos com a colaboração de 26 organizações e iniciativas que ampliaram nosso alcance, disseminando o questionário em suas redes e comunidades: